Centro Clarisse no Parlamento Jovem Paulistano 2017

Categories:

O Parlamento Jovem foi criado na Câmara Municipal de São Paulo em 2001. O principal objetivo é oferecer aos jovens uma experiência voltada para o exercício da cidadania e democracia, podendo vivenciar por um dia os trabalhos do Poder Legislativo.

A convite do Gracinha – Escola Nossa Senhora das Graças, que anualmente desenvolve este projeto com alunos do Ensino Fundamental II, a partir de maio, alguns adolescentes do Centro Clarisse integraram um grupo de estudos para elaboração de projetos de lei a serem enviados ao Parlamento Jovem 2017. Muitos encontros aconteceram, propiciando reflexões sobre as necessidades do munícipio de São Paulo, objetivando a melhoria da qualidade de vida dos paulistanos para o pleno exercício da cidadania.

Em agosto, foi realizada uma plenária para apresentação e escolha, mediante votação dos projetos que seriam inscritos. Os alunos do Gracinha e os educandos do Clarisse decidiram por dois deles, ambos do Partido da Natureza, voltados para o eixo do meio ambiente.

Em outubro, foi publicado o resultado do Parlamento Jovem 2017, e o projeto de lei “Captação de água da chuva”, elaborado pelos adolescentes do Centro Clarisse, foi o selecionado. A adolescente Karen Ranyere representará o Centro, como Parlamentar Jovem, por um dia, na Câmara Municipal de São Paulo, em sessão a ser realizada no dia 10 de novembro.

Planejado tanto para atenuar o problema de falta d’água, quanto para dar oportunidades de emprego aos atendidos pelos CTAs – Centro Temporário de Acolhida, o projeto contempla uma necessidade da comunidade do Jardim Jaqueline, bairro onde está localizado o Centro Clarisse, e também um CTA, recentemente inaugurado.

O Parlamento Jovem ainda possibilitou ao Centro Clarisse ampliar suas parcerias, agora com a escola pública do Jardim Jaqueline, Vianna Moog, tendo sido o seu diretor  convidado a integrar o Conselho Escolar.

Por meio do exercício da cidadania, os jovens se perceberão como parte da cidade, contribuindo para que esta seja mais democrática, justa e, de fato, para todos.

 

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *